SE O ESTOFADO DE SUA CASA ESTÁ SUJO, ENCARDIDO, COM MANCHAS DE LEITE OU SUCO E ATÉ MESMO URINA; FIQUE TRANQUILO. NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Invenção do aspirador


O primeiro aspirador foi inventado em 1869 por Ives McGaffey em Chicago, era acionado por uma manivela.

Em 1901, Hibert Booth, um engenheiro inglês, construiu uma enorme máquina movida a gasolina e a chamou de Billy Puffing. Quando a casa ou empresa de um cliente precisava de uma limpeza eles a estacionavam na rua e os funcionários passavam as mangueiras pelas portas ou janelas. Durante a Primeira Guerra uma frota de aspiradores Booth ajudou a conter um surto de febre maculosa em Londres. Infelizmente essa invenção era demasiadamente grande e cara para uso doméstico.

Em 1907, o americano James Murray Spangler era porteiro de uma loja de departamentos em Canton, Ohio. Ele sofria de asma e varrer os tapetes a cada noite o deixava ofegante, sendo assim em um momento de desespero e criatividade ele inventou o primeiro aspirador elétrico. Inicialmente com um caixote de metal, uma fronha de cetim, um cabo de vassoura, um motor elétrico ,um ventilador e uma escova rotativa. Spangler patenteou e em 1908 vendeu alguns a amigos e parentes, mas faltava dinheiro para montar uma fábrica.

Uma cliente satisfeita foi Susan Hoover, cujo marido William Hoover comprou a patente e iniciou uma parceria com Spangler. A partir daí, o negócio se tornou próspero, criaram aspiradores mais modernos e mais leves chegando ao ápice após a Segunda Guerra mundial.

Toda essa determinação nos trouxe conforto e modernidade. Que tal usufruir e diminuir a população de ácaros em seus estofados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário